terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mais sobre estênceis...

Um estêncil é um molde usado para desenhar ou pintar letras, símbolos, formas e padrões idênticos em todos as suas aplicações.

Também chamado de molde vazado, um estêncil é feito com a remoção de parte do material do molde na forma de texto ou imagem. Isso cria um negativo físico, e o molde pode então ser usado para a imprimir cópias da imagem vazada.



Na criação da primeira fonte deste projeto fizemos estênceis com base numa das fontes mais famosas de Herb Lubalin, a ITC Avant Garde. Ela foi devidamente composta no computador, impressa, e então transferida para uma folha de acetato. Nosso processo de corte e impressão é semelhante ao utilizado neste tutorial de pintura em camisetas, mas com diferenças fundamentais:

  • O que mais nos interessa é a aleatoriedade dos resultados, as texturas e a organicidade do trabalho. Logo, não desprezamos o que, em outra ótica, seriam erros.
  • Desprezamos os ocos da fonte. Normalmente, eles formariam ilhas no estêncil, partes que ficam isoladas do resto do suporte e precisam ser ligadas por pontes. Preferimos não modificar o desenho de Lubalin

Vamos detalhar mais nossa metodologia e, claro, disponibilizar a fonte nos próximos posts. Fiquem apenas com um gostinho:

3 comentários:

  1. Shooooooooooooooooow de bola Felipão!!!

    Cara, que projeto hein! Eu qria conseguir fzr um projeto experimental nesse estilo tbm!
    vcs tem apoio da universidade??

    ResponderExcluir
  2. Legal Felipe!

    Então, eu perguntei mesmo pra saber. Curiosidade. Quando digo que queria fazer algum projeto experimental e relacionado a tipos. Mas o teu trampo é show de bola!!!

    Alias, acabei de postar uma dica maravilhosa para os curtidores de tipos. Acho que vc vai gostar.

    abração
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. claro que testarei aqui!
    Mt Bom Dário!

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br