quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Estêncil ou molde vazado

Um molde vazado é, basicamente, uma superfície plana recortada, que funciona como um negativo físico, permitindo o contato de um pigmento e seu suporte apenas na área vazada.

Chapa
Uma chapa de estêncil pode ser feito de qualquer material plano e não muito espesso: papel sulfite, cartolina, plástico, EVA, etc. Por sugestão das professoras Graça Costa e Patrícia Travassos, escolhi o acetato reaproveitado de radiografias antigas. Este material tem uma série de vantagens: é resistente, lavável, flexível, translúcido e orna útil algo que teria como destino natural o lixo.

Por outro lado, a preparação apresenta riscos. A radiografia é revelada com prata, e se quisermos removê-la, devemos colocar a chapa de molho em água sanitária. Após ficar um dia assim, a chapa torna-se translúcida, com óxido de prata depositado no fundo do recipiente. Deve-se manusear essas substâncias com cuidado, poissão tóxicas. (Saiba mais aqui.)

Corte
Com as chapas ‘limpas’, cortei vários retângulos de cerca de 9 x 5 cm. No computador, usando o Adobe Illustrator, compus os caracteres desejados em ITC Avant Garde, com 100 pts, com 2 cm de margem. Recortei esse caracteres, deixando uma margem, e grampeei-os nos retângulos de acetato. Então, com tesoura e estilete, cortei as formas dos caracteres, desprezando os 'olhos' das letras.

Quando se faz uma aplicação em estêncil, deve-se atentar para as ilhas da imagem: áreas negativas circundadas de áreas positivas, que não são ligadas ao molde vazado. Com fontes, a estratégia mais comum para contornar esse problema é o uso de pontes, como na imagem abaixo:
Avant Garde não é minha e queria modificá-la intencionalmente o mínimo possível para destacar as diferenças causadas pelo processo artesanal. Assim, ‘omiti’ os olhos dos caracteres em vez de criar pontes sobre o projeto de Lubalin.

A impressão com estêncil é rápida, limpa e sem mistério. Basta posicionar o molde recortado sobre um suporte e, como rolo, pincel, spray, etc., aplicar o pigmento desejado. Neste projeto, usei tinta de tecido Acrilex® em várias tonalidades, transferida com um pincel chato pequeno, cobrindo igualmente toda a superfície vazada. Não usei spray, que é o mais comum em aplicações verticais, para manter os custos baixos e gerar mais textura nas superfícies. 

Outros resultados podem ser obtidos usando-se instrumentos de pintura não-usuais, misturando tipos de tinta e fazendo layers, aplicando um estêncil sobre outro. Abaixo, testes feitos usando o logo da MTV. Com apenas duas cores e dois moldes, consegui imagens bem variadas mudando apenas o instrumento (vários tipos de rolo, pincel e um pedaço de estopa vegetal) e a forma como pintava (com pouca ou muita tinta, pintando apenas partes do molde, usando o molde ao contrário, etc.).



7 comentários:

  1. Sensacional Felipe! Esta com sdds dos posts cara!
    parabens!

    Grande abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Felipe, entendi na letra, mas, se eu quero fazer uma borboleta (com detalhes nas asas), como faço prá recortar no molde de modo a deixar os detalhes das asas? Seriam as tais ilhas, até agora não consigo fazer.....

    ResponderExcluir
  3. Claudya, você teria de ligar esses detalhes de dentro da asa à parte de fora dela, usando 'pontes'.

    Fiz um desenho bem rápido (e horrível!) para tentar explicar: http://flipdarius.googlepages.com/claudya.jpg A imagem final teria linhas brancas 'ligando' os detalhes na asa da borboleta e a parte de fora. Você poderia, se quisesse, cobri-las com tinta depois.

    Mas há outras opções, descritas aqui: http://www.leveldesign.com.br/forum/viewtopic.php?f=32&t=13

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. é de graça? pensei que fosse tua =/

    HEHEHEHEHEHEEHHHEEH

    toddybrinks amigëeeee

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo premio de sua pesquisa como monitor do antigo cefet- atual ifpe
    Obrigada!!!
    Patríci Arruda

    ResponderExcluir
  6. Felipe sou artesã e trabalho com molde vazado e desenvolvi o molde vazado em ponto cruz. Depois de pintado você tem a impressão de que é bordado. Só que faço de forma artesanal com tesourinha, mas não dou conta das encomendas. Gostaria de saber de você se conhece qual a máquina a laser que corta e qual o programa usado, pois já me comuniquei com essas empresas que vendem molde vazado mas elas não abrem o jogo, inclusive uma me respondeu que o programa foi desenvolvido por ela e ela não ia contar o segredo, mesmo eu dizendo que não ia ser concorrente porque o meu é diferenciado me mande uma resposta para silvanira_sss@yahoo.com.br. Ficarei muito agradecida. Silvanira

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br